Já tomou um chá hoje ?

Para quem me conhece, deve estar achando um pouco estranho eu postar um tema como esse, pois nunca fui muito fã de chá, mas esta foi outra grande mudança que fiz na minha vida, inseri esta bebida no meu cardápio diário.

Porém, não foi tão fácil assim, tive que fazer muitos testes e experimentos até chegar em alguns chás que não tem muito gosto de chá…rs* Parece engraçado, mas é isso mesmo.

Vou compartilhar um pouco dos benefícios do chá nas nossas vidas e no final da matéria desvendarei minha grande descoberta, ok!

Saborosos e saudáveis, os chás podem ser incorporados à dieta para ajudar a acelerar o metabolismo, desintoxicar o organismo ou proporcionar relaxamento após um dia agitado e cansativo. Além disso, cada erva possui propriedades especiais, que vão desde a ação antioxidante até a diminuição de desconfortos abdominais, por exemplo.

 
As propriedades dos chás
Além de ser uma bebida saborosa, cada chá pode trazer uma série de benefícios para o seu corpo e dar aquela ajudinha na hora de emagrecer, relaxar ou melhorar a digestão. Quais são as principais funções dos chás e como eles agem no organismo.
Crédito: Thinkstock
Chás diuréticos
São aqueles que auxiliam no funcionamento dos rins, ajudando na excreção dos resíduos metabólicos produzidos pelo corpo. Por incentivar essa eliminação de resíduos, os chás diuréticos costumam contribuir bastante para o emagrecimento.
As ervas diuréticas mais recomendadas são chá branco, chá preto, chá verde, chá vermelho, erva-cidreira e carqueja.
Chás calmantes
São aqueles que têm o poder de diminuir a atividade do sistema nervoso central, atuando no relaxamento muscular e provocando a diminuição da ansiedade e do stress corporal. Para aproveitar melhor os efeitos, o nutricionista Claudio Souza recomenda que esse tipo de chá seja ingerido a noite, pouco antes de dormir.
As ervas calmantes mais recomendadas são erva-doce e camomila.
Chás antioxidantes
As constantes reações químicas que acontecem no nosso corpo podem desencadear a formação de radicais livres, que são elementos que causam danos ao nosso organismo, resultando principalmente no envelhecimento. Os flavonoides, presentes em vegetais, frutas e chás, têm o poder de combater os radicais livres e, assim, impedir o envelhecimento das células.
As ervas antioxidantes mais recomendadas são chá branco e hibisco.
Chás estimulantes
Enquanto os chás calmantes atuam para diminuir a atividade do sistema nervoso central, as ervas estimulantes agem na mesma região para aumentar os impulsos nervosos, consequentemente, acelerando o fluxo sanguíneo, os batimentos cardíacos e a pressão arterial. O objetivo da ingestão desse tipo de chá é provocar uma melhora na disposição para realizar as atividades do dia a dia. O elemento que desencadeia essas reações é a cafeína. Por serem bebidas que concentram grandes quantidades de cafeína, o especialista recomenda que o consumo seja feito apenas no período da manhã e da tarde para não influenciar no descanso noturno.
As ervas estimulantes mais recomendadas são chá verde, chá preto e erva-mate.
Crédito: Shutterstock
Chás digestivos
Após as refeições, é comum que algumas pessoas relatem o surgimento de um desconforto gastrointestinal. Esse incômodo pode ser causado por alimentos específicos ou até mesmo por intolerância à gordura presente em alguns pratos. Dessa maneira, esses chás contribuem para auxiliar no processo digestivo e eliminar os desconfortos. Esse tipo de bebida também ajuda a eliminar impurezas do organismo, especialmente do fígado, servindo também como uma ótima aliada para a desintoxicação.
As ervas digestivas mais recomendadas são camomila, boldo, hortelã, carqueja, chá vermelho e chá verde.
Dicas da Ju
Hoje o chá faz parte do meu dia, sinto falta quando não tomo, depois do almoço eu costumo tomar algum de fruta, tipo maça, abacaxi com hortelã, frutas vermelhas, pêssego com cassis, eles ajudam a sanar a vontade de comer doce pois são quentes e tem gostinho de frutas doces. Antes do jantar tomo uma xícara de chá de hortelã, ele é ótimo para auxiliar no processo digestivo, e antes de dormir nada como um chá de camomila e melissa para dormir como um anjinho…rs*
 
Fica a Dica!
 
Abraços,
Ju Simão
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